sábado, 18 de maio de 2013

GENTILEZA GERA GENTILEZA



Todas as vezes  que pronuncio a  palavra gentileza, vem sempre a minha mente a figura de uma colega de trabalho que se tornou  muito amiga, exatamente por ter esse traço marcante em sua personalidade.
Eliete é daquelas pessoas que é chique sem ser esnobe, é amiga, solidária, calma , tem um bom gosto incrível, e apesar da sua voz grave e firme, é super educada! E como se não bastasse tudo isso, ela ainda é mineira.

Ah! como sou fascinada por  Minas e pelos mineiros. Se não fosse baiana, certamente teria  nascido nessa terra abençoada com tanta gente boa, tanta  cultura e tudo mais. 
Hoje, não moramos na mesma cidade, mas nos "vemos" através do facebook.

Dia desses presenciei uma discussão no trânsito entre um homem e uma mulher, e fiquei perplexa diante da  total falta de equilíbrio e educação das duas partes.
Foi aí que lembrei de um caso semelhante que ocorreu há  alguns anos com a minha amiga , e que vale a pena ser contado, para servir de inspiração pra todo mundo que enfrenta esse trânsito maluco das grandes cidades:

Estava feliz naquele dia, estreando seu carro  novinho em folha.
Ao  sair de sua residência na Pituba, um veículo cruzou o seu caminho, batendo na sua máquina possante. Como já dizia um velho amigo "furar pneu e bater o carro logo pela manhã, é prenúncio de um péssimo dia",  felizmente a profecia desse meu amigo, não se aplica pra todo mundo.

Um rapaz furioso saiu  de dentro do carro, despejando todas aquelas palavras amáveis, que não vale a pena repetir. Eliete com a sua calma e aquele jeitinho mineiro de ser, tentou acalmá-lo  e mostrar pra ele que os carros ficaram danificados, mas os dois estavam bem, e  isso era o mais importante.

Depois de muita conversa,  troca de telefones, acertos para fazer o conserto dos automóveis, enfim, aquelas coisas gostosas  que recheiam os acidentes de trânsito, os dois se despediram e no dia seguinte para sua surpresa, o rapaz tinha deixado na portaria do  prédio, um  buquet de flores, com um cartão pedindo-lhe desculpas e confessando que nunca tinha encontrado uma pessoa  tão gentil e educada em toda sua vida!


Eu não disse que ela é chic?!!



Nota:  "Gentileza gera gentileza", é a frase mais conhecida de José Datrino, o profeta Gentileza.
Foi uma personalidade urbana carioca, que se tornou conhecido a partir de 1980 por fazer inscrições peculiares sob um viaduto situado na Avenida Brasil, zona portuário do Rio de Janeiro, onde andava com uma túnica branca e longa barba.
Fonte: Wikipédia

Rosa

Nenhum comentário: