domingo, 19 de maio de 2013

COMPORTAMENTO

Você tem medo de dentista?

Felizmente, posso dizer com todas as letras, que nunca tive medo de dentista.
Contrariando a realidade, aquele consultório aparentemente  frio, sempre representou pra mim um lugar de relaxamento, não que eu seja masoquista, mas aqueles instantes deitada naquela cadeira, muitas vezes
era até desejado!
 
Antes de deixar a atividade formal, a minha  vida era muito corrida. Além do trabalho stressante, tinha os filhos pequenos, marido,  uma casa para dar conta, faculdade, a residência muito distante do local de trabalho, enfim,  muita cobrança em todos os sentidos, e pra completar, o nosso trânsito maravilhoso de todos os dias!  Resultado: Cada visita ao dentista, se transformava em uma verdadeira maratona, porém, rapidamente  recompensada a partir do momento em que eu me deitava naquela cadeira e por alguns minutos  me desligava do cotidiano e conseguia ter um pouco de paz.

Era uma sensação tão boa de descanso, de bem estar, de  organização dos  pensamentos, de ficar ali caladinha, quieta, sem precisar dizer nada, enfim, de parar alguns minutos,  sem nenhum sentimento de culpa, afinal, naquele momento eu estava no dentista e ninguém podia me cobrar nada.

Hoje as coisas estão melhores: as atividades diminuíram  o stress para chegar até lá também, e  até a ida ao dentista ficou escassa,  mas aquela sensação boa, de ficar largada  pensando na vida, eu ainda preservo, e toda vez que ali estou, aproveito para pensar somente coisas boas, positivas, que me levem pra frente, inclusive  na próxima matéria que vou escrever para o blog.



Rosa

sábado, 18 de maio de 2013

GENTILEZA GERA GENTILEZA



Todas as vezes  que pronuncio a  palavra gentileza, vem sempre a minha mente a figura de uma colega de trabalho que se tornou  muito amiga, exatamente por ter esse traço marcante em sua personalidade.
Eliete é daquelas pessoas que é chique sem ser esnobe, é amiga, solidária, calma , tem um bom gosto incrível, e apesar da sua voz grave e firme, é super educada! E como se não bastasse tudo isso, ela ainda é mineira.

Ah! como sou fascinada por  Minas e pelos mineiros. Se não fosse baiana, certamente teria  nascido nessa terra abençoada com tanta gente boa, tanta  cultura e tudo mais. 
Hoje, não moramos na mesma cidade, mas nos "vemos" através do facebook.

Dia desses presenciei uma discussão no trânsito entre um homem e uma mulher, e fiquei perplexa diante da  total falta de equilíbrio e educação das duas partes.
Foi aí que lembrei de um caso semelhante que ocorreu há  alguns anos com a minha amiga , e que vale a pena ser contado, para servir de inspiração pra todo mundo que enfrenta esse trânsito maluco das grandes cidades:

Estava feliz naquele dia, estreando seu carro  novinho em folha.
Ao  sair de sua residência na Pituba, um veículo cruzou o seu caminho, batendo na sua máquina possante. Como já dizia um velho amigo "furar pneu e bater o carro logo pela manhã, é prenúncio de um péssimo dia",  felizmente a profecia desse meu amigo, não se aplica pra todo mundo.

Um rapaz furioso saiu  de dentro do carro, despejando todas aquelas palavras amáveis, que não vale a pena repetir. Eliete com a sua calma e aquele jeitinho mineiro de ser, tentou acalmá-lo  e mostrar pra ele que os carros ficaram danificados, mas os dois estavam bem, e  isso era o mais importante.

Depois de muita conversa,  troca de telefones, acertos para fazer o conserto dos automóveis, enfim, aquelas coisas gostosas  que recheiam os acidentes de trânsito, os dois se despediram e no dia seguinte para sua surpresa, o rapaz tinha deixado na portaria do  prédio, um  buquet de flores, com um cartão pedindo-lhe desculpas e confessando que nunca tinha encontrado uma pessoa  tão gentil e educada em toda sua vida!


Eu não disse que ela é chic?!!



Nota:  "Gentileza gera gentileza", é a frase mais conhecida de José Datrino, o profeta Gentileza.
Foi uma personalidade urbana carioca, que se tornou conhecido a partir de 1980 por fazer inscrições peculiares sob um viaduto situado na Avenida Brasil, zona portuário do Rio de Janeiro, onde andava com uma túnica branca e longa barba.
Fonte: Wikipédia

Rosa

terça-feira, 14 de maio de 2013

DECORAÇÃO

CANTINHOS
 
Olha só quantos ambientes  aconchegantes podem ser criados em pequenos espaços!
É o cantinho do relaxamento, do banho de sol, da meditação, da contemplação, da brincadeira com as
crianças,da leitura de um livro num final de tarde, da cervejinha com os amigos no final de semana e
o melhor de todos: o cantinho  da amizade, esse sim, é tão especial que justifica a existência de todos
os outros.
 
 
 




                                                                      Espaço casa cor 2012






                                                             Condomínio em Praia do Forte
                                                                                                  Condomínio em Praia do Forte




                                                                  Condomínio em Praia do Forte
 
                                                                                                   Condomínio em Praia do Forte

sexta-feira, 10 de maio de 2013

GASTRONOMIA

 
 
Muffins de banana com chocolate da Chef  Nigella
 
Não costumo me interessar pelas receitas do programa  "Mais Você", da apresentadora Ana Maria Braga, acho tudo muito calórico. Mas quando vi a Nigella preparando esses muffins, com tanta rapidez e facilidade, decidi experimentar. E não é que deu certo!!
Ficaram muito bons! Super macios e gostosos.
*Fiz uma pequena  modificação:  a quantidade de óleo indicada eu reduzi pela metade e a de açucar também.
 
Eis a receita:
 
03 bananas bem maduras
125ml de óleo vegetal * 60ml
02 ovos
01 colher de chá de bicarbonato de sódio
225g de farinha de trigo
100 g de açucar mascavo * 50g
03 colheres de sopa de chocolate de boa qualidade
 
Mistura-se todos os ingredientes, coloca-se em forminhas de cup-cake e leva-se ao forno durante uns 15 minutos.
 
 
 O pragrama aconteceu em 08/05/2013
 
 
 
 
 
 



UTILIDADE PÚBLICA - Quer comprar?


Você gosta de praia, rio, lagoa,  muito verde e principalmente  paz e tranquilidade?
Então não perca tempo e vá visitar essa casa situada  em um dos condomínios mais incríveis de Lauro de Freitas. É o Marina Riverside, construído há alguns anos pela Construtora Odebrecht.
Esse é o lugar ideal pra quem quer morar e veranear ao mesmo tempo, ou simplesmente  relaxar  nos finais de semana e nas férias.
É um duplex com sala ampla na parte térrea, banheiro de empregada, um cômodo que pode se transformar na extensão da sala, ser um gabinete ou  sala de Tv e uma bela varanda com vista panorâmica para o lago.
A cozinha possui armários e uma pequena despensa novinhos em folha.
Na parte de cima há um banheiro social, dois quartos com armários, sendo uma suíte de casal com um pequeno closet.
Tem academia, quadra de esportes, área de lazer, uma piscina maravilhosa que esqueceram de fotografar e uma vizinhança impecável! 
Fica na estrada do coco, rota para as melhores praias do litoral Norte baiano.O preço? R$ 280.00,00. Maiores informações ligara para  71- 88687245 e falar com Manoel.

     

























 


































quarta-feira, 8 de maio de 2013

Histórias do Cotidiano - A mulher Nua

  
 
Quem conhece o filme "O homem nu",  baseado no conto de Fernando Sabino, deve imaginar o sufoco que é viver uma situação desse tipo. Agora,  imaginem  uma mulher vivendo esse drama na vida a real! Eu pude presenciar e vou contar pra vocês como tudo aconteceu:
 
 
Naquela tarde, dirigia apressada,  era o primeiro dia da exposição de artes no Centro de Convenções de Salvador, e precisava chegar mais cedo para abrir o stand de pintura em porcelana: Era o meu hobby do momento.
Vinha de Lauro de Freitas, e naquela época o trânsito  era tranquilo,  o fluxo de carros pequeno, e na segunda rótula do aeroporto ainda não existiam os viadutos e as vias de acesso para alguns pontos da cidade.
Havia um matagal enorme bem em frente ao aeroporto e, foi exatamente ali, naquele lugar ermo, onde a qualquer hora do dia podia-se ver meninas a espera de clientes dispostos a pagar por um  programa sexual, que eu avistei aquela figura alva, cabelos negros,  aparentando uns 27 anos, trajando apenas uma calcinha e uma bolsa acobertando os seios.
Me chamou atenção o seu comportamento. Ela  chorava e gritava muito, acenando para os motoristas que passavam  indiferentes ao seu desespero.
Senti uma enorme vontade de ajudá-la, mas exitei,  diante da possibilidade de ser uma armadilha de assaltantes. Mesmo assim, reduzi a velocidade e parei uns cem metros a sua frente e fiquei observando pelo retrovisor. 
Notei que as  únicas pessoas que passavam por ali, era um   senhor idoso e uma criança em trajes bem humildes.  Aos gritos e muito choro, ela pedia ajuda aos dois,   não conseguia balbuciar uma única palavra.

Foi nesse momento que cheguei à conclusão de que ela  tinha sido vítima de assalto.  O idoso continuou o seu caminho, pareceu não entender nada,  e  eu  decidi ajudá-la. Olhei cuidadosamente pra ver se não havia mais ninguém por ali, e voltei até onde ela estava.

Quando parei o carro,  tive a sensação que estava jogando uma boia para  um sobrevivente de naufrágio. Ela entrou com tudo no carro, sem me olhar nem dizer nada, só chorava copiosamente!

Continuei dirigindo, tentando  saber o que aconteceu e procurei acalmá-la. Estava muito nervosa e continuava sem dizer nada, só chorava. Por alguns minutos fiquei sem saber o que fazer diante daquela situação,  estava longe de casa e precisava chegar ao Centro de Convenções o mais rápido possível.  Nesse momento, lembrei de minha irmã que morava em Itapoan e liguei prá saber se havia alguém em  casa, felizmente ela atendeu e eu expliquei o que havia ocorrido.

Passei o meu  celular pra moça , e pedi que digitasse o número de alguém que pudesse ir ao seu encontro, pois eu ia deixá-la com minha irmã. 

Um homem atendeu a ligação e sugeriu  que eu a levasse até a delegacia (ele era delegado). Expliquei que ela estava  praticamente despida e ele concordou em ir ao nosso encontro.

Quando cheguei em Itapoan, minha irmã que é uma pessoa super acolhedora,  já estava na porta, nos aguardando com um roupão e um copo de água na mão.

Nunca esqueci a reação daquela moça quando saiu de dentro do carro  e se vestiu. Era uma outra pessoa, o mundo voltou a ser seu!  Começou a falar , a sorrir, ficou muito a vontade  a partir daquele momento. Como eu precisava  ir embora e tinha certeza que ela estava em boas mãos, me despedi e pedi que ficasse bem. Ela me agradeceu, eu  segui o meu caminho.

Depois que deixei a casa da minha irmã, bateu a preocupação!  Sabe  essas coisas de quem vive em grandes  cidades e só pensa no pior? Pois bem, não pensava em outra coisa, minha irmã sozinha em casa, com aquela  estranha, e ainda ia aparecer uma outra pessoa... Seria aquilo um plano de assalto? De minuto em minuto ligava pra saber se estava tudo bem, até que o tal delegado da polícia federal apareceu  e a levou.
Tudo resolvido, consegui relaxar e saber o que realmente aconteceu. E para minha surpresa, ela não tinha sido vítima de assalto coisa nenhuma.   Disse que pela manhã depois de deixar o filho na escola , no bairro da Graça, foi abordada por uma mulher e dois homens  que a jogaram dentro de um carro e disseram-lhe que ela ia saber o que acontecia com mulher que  se mete com homem casado.  Passaram horas andando de carro e fazendo tortura psicológica, até deixá-la naquele ponto onde a encontrei, naquele estado deplorável. De acordo com o seu relato, ela era namorada do delegado e ele já havia se  separado da mulher.
  
Em resumo, tudo não passou de vingança de uma mulher enciumada.
Verdade ou não, só sei que levei uma bronca do meu marido e de alguns amigos, pelo risco que corri. Mas  não me arrependo não, quando lembro o semblante de alívio daquela moça quando vestiu o roupão, penso que sempre vale a pena se colocar no lugar do outro e tentar ajudar, lembrando sempre que nos dias de hoje, todo cuidado é pouco!
Rosa

               

segunda-feira, 6 de maio de 2013

CULTURA

UM POUCO DE POESIA
 
Inicio a semana, com esse poema lindo e leve, para que todo mundo já possa ir treinando, os muitos abraços que darão aos entes queridos, no próximo dia das mães.

 
 
O LAÇO E O ABRAÇO
 

Maria Beatriz Marinho dos Anjos

Meu Deus! Como é engraçado!

Eu nunca tinha reparado como é curioso um laço... uma fita dando voltas.
Enrosca-se, mas não se embola, vira, revira, circula e pronto: está dado o
laço. É assim que é o abraço: coração com coração, tudo isso cercado de
braço. É assim que é o laço: um abraço no presente, no cabelo, no vestido,
em qualquer coisa onde o faço.

E quando puxo uma ponta, o que é que acontece? Vai escorregando...
devagarzinho, desmancha, desfaz o abraço.

Solta o presente, o cabelo, fica solto no vestido.

E, na fita, que curioso, não faltou nem um pedaço.

Ah! Então, é assim o amor, a amizade.

Tudo que é sentimento. Como um pedaço de fita.
Enrosca, segura um pouquinho, mas pode se desfazer a qualquer hora,
deixando livre as duas bandas do laço. Por isso é que se diz: laço
afetivo, laço de amizade.

E quando alguém briga, então se diz: romperam-se os laços.
E saem as duas partes, igual meus pedaços de fita, sem perder nenhum
pedaço.
Então o amor e a amizade são isso...

Não prendem, não escravizam, não apertam, não sufocam.

Porque quando vira nó, já deixou de ser um laço!