quinta-feira, 20 de junho de 2013

SÃO CHICO

Há poucos dias  tive a oportunidade e o grande prazer de conhecer São Francisco de Paula, pequenina cidade serrana gaúcha, apelidada carinhosamente por seus moradores de São Chico.
 
Na realidade, o nosso destino foi Gramado, onde minha filha, eu e meu marido, fomos participar de um Festival de publicidade.
 
Durante o planejamento da viagem, ficamos sabendo que São Chico ficava bem pertinho de Gramado e, como temos sobrinhos queridos que mudaram pra lá recentemente, resolvemos dar uma esticadinha  pra matar as saudades e conhecer o lugar.
 
A nossa passagem por lá foi ultra rápida, mas o suficiente para nos apaixonarmos pela cidade e querer voltar com mais tempo para desvendar as belezas, riquezas e os mistérios de São Chico e de seu povo.
 
A primeira impressão que tivemos não poderia ter sido melhor: diante do frio que nos consumia (pensem o que é baiano no Rio Grande com a temperatura só caindo...), esquentamos o corpo, a  alma e o  coração com o delicioso chocolate quente da  Pastelaria  Água na Boka.

                                                                     Pastelaria Água na Boka

Realmente, o nome é bastante sugestivo, tudo que vimos por lá  foi de dar água na boca mesmo. Tão bom quanto o chocolate quente, foi a maneira atenciosa, educada e muito simpática com que fomos recebidos naquele delicioso espaço.
 
Conhecemos a famosa Festa do Pinhão e pudemos interagir com as pessoas do lugar. Gente triporrêta!
 
 
  Nossa turminha se divertindo na festa do pinhão
 
Fomos também ao Pub Castelli, e comprovamos que requinte e simplicidade, podem andar juntos sim, pois além de bons vinhos e uma cozinha refinada, o aconchego do lugar  e a gentileza no atendimento foram muito marcantes.

                                                     Pub Castelli   imagem do facebook
                                                           
                                                                   Adega do Pub Castelli
 
Adega do Pub Castelli
                                                                         O calor humano que recebemos de Xande e família Sanchez 
 
 O lago São Bernardo, cartão postal da cidade, é simplesmente deslumbrante! Além da beleza, lá  é onde tudo acontece: atividade física, lazer, diversão.  Pena não termos tido tempo de contemplá-lo  com mais calma.
 
                              Lago são Bernardo- Durante a primavera e o outono a paisagem ganha um colorido especial
 
E a livraria Miragem, ave maria! O que é aquilo meu Deus?! O que vimos foi real ou teria sido uma miragem? A arquitetura em madeira e o espaço muito bem cuidado, fazem do ambiente um lugar bastante  acolhedor e especial, dá vontade de passar horas folheando os livros e desvendando os cantinhos, que são muitos.  Além do acervo literário, ainda podemos nos deleitar com objetos de arte, antiguidades e o artesanato local. É tudo de muito bom gosto! E para   não fugir à regra, o atendimento é  impecável, parabéns à sua criadora!


 
interior da livraria Miragem
 
 
Escultura de S. Chico- livraria Miragem
 
 
 
interior da livraria Miragem
 
Nessas andanças descobri que São Chico é uma caixinha de surpresas. Quando a gente pensa que já viu tudo aparece mais alguma coisa para chamar a nossa atenção: foi o caso da Usina da cultura, a revista mensal gratuita que oferece um meio de comunicação cultural com conteúdo informativo variado, inclusive para os turistas que chegam à cidade  sedentos por informações. E o bom de tudo isso é que existe o apoio da população que participa com seus poemas, artigos, dicas de saúde, histórias de viagens... enfim, São Chico não é só terra boa. É  simplesmente surpreendente!
                                                                                                                                         
 
 
Nota: Os sobrinhos queridos, os quais me referi no texto, são os criadores da revista Usina da cultura.
Ah! Quanto orgulho, boa sorte queridíssimos!

 
 



Nenhum comentário: