segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Experiência com a Detox


A  moda do momento é a Detox, a dieta para desintoxicar o organismo. Sou avessa a esses modismos e a dietas radicais, mas admito que sempre tive vontade de fazer uma desintoxicação sem grandes danos à saúde.
A partir de uma entrevista com uma nutricionista no programa Sem Censura da TVE, me interessei pelo assunto e pesquisei alguns cardápios na internet.
Me identifiquei com um programa que além da desintoxicação ainda fazia o corpo perder alguns quilinhos.
Convidei o meu marido para fazermos  juntos no final de semana e ele após conferir o cardápio topou na hora, afinal queria perder peso sem passar fome.

A nossa dieta foi baseada em alimentos orgânicos, sem glúten, sem gorduras  sem  açucares e rica em frutas, sementes, chás  alimentos integrais e saladas cruas.
Começamos no  sábado pela manhã com um café muito bom que nos deixou saciados até a hora do lanche, depois veio o almoço acompanhado de um chá após a refeição, em seguida dois lanches à tarde, o jantar e ceia.

Nesse primeiro dia pra ele foi tudo bem: não sentiu fome, não passou mal e ainda perdeu 1k e cem gramas. Já comigo a coisa foi diferente. Como sofro de enxaqueca e se não tomar café pela manhã  a crise entra em cena, foi o que aconteceu. Estava indo tudo bem, mas depois do almoço comecei a sentir o aviso que a enxaqueca estava a caminho. A dieta pra mim acabou ali. Nada de lanche nem jantar, o estômago não aguentava receber mais nada e quando caiu a noite eu só fazia vomitar e sentir aquela dor de cabeça insuportável.

No dia seguinte amanheci sem dor, porém muito fraca, com 2 quilos a menos e o corpo trêmulo. Já meu marido estava ótimo e feliz por ter perdido peso sem sofrimento.
No segundo dia demos continuidade a dieta, só que eu boicotei a minha, pois tomei meia xícara de café, não queria passar por aquele sofrimento novamente. Bem, chegamos ao final de domingo sem problemas e com a missão quase cumprida (já que a minha meta era a desintoxicação e eu bebi o café).
Eu perdi 1 quilo e meio e ele 1 quilo e trezentos, desinchamos!

                                                                      Foto: Blog Transpirando.com

O melhor de tudo foi que tomei consciência de que preciso deixar de tomar o café pela manhã, pois essa não foi a primeira vez que a abstinência me deixou mal. Nunca tive vícios na vida e não será esse pozinho preto que vai me fazer refém dele. No meu caso basta tirar somente o da manhã, a noite se não tomar não tenho problema algum.
Outra coisa boa é que aprendi algumas receitas interessantes e que constarão das nossas refeições diárias.



                                                      Foto: nutricaoemfoco.com.br


Acho que a dieta para nós não foi  tão difícil, porque com exceção dos chás, todos os alimentos do cardápio já faziam parte do nosso dia a dia, a diferença foi que aprendemos combinar melhor os alimentos e saber a hora certa de comer cada um deles.
Confesso que passei muito tempo na cozinha e fiquei  focada nesses dois dias somente na dieta, mas  valeu muito a pena, a caminhada foi tão enriquecedora  que o destino tornou-se menos importante. Sempre é tempo de aprender, eu recomendo!


Quem se interessar eis o site abaixo, mas existem muitos outros com a tag Detox, é só escolher o que melhor se encaixa ao seu paladar, eu escolhi esse:

http://dietaja.uol.com.br/dieta-detox-de-2-dias-elimina-3-kg


                                                    Rosa









Nenhum comentário: